Termocolante Nacional ou Importado?

08:07

Oi gente :) 

No post de hoje vou mostrar uma dica que vi no curso de feltro da Fernanda Lacerda sobre o uso do termocolante com feltro. 
Quando vi isso fiquei alucinada pois ia me ajudar muito na hora de cortar aquelas peças pequenas, então fui correndo procurar o bendito termocolante que tinha aqui no atelie, mas o que eu tinha era nacional e não o importado que ela tanto falava nas aulas. 
Depois de ver o restante do curso, corri na loja e comprei um importado e entendi a diferença entre eles. E é isso que vou falar aqui pra vocês. 


Pra quem não conhece esse material é muito utilizado para fazer a técnica do patch aplique, que é colar retalhos de tecidos em tecidos para customizar panos de prato, toalhas de mesa, blusas, bolsas, enfim, um mundo de possibilidades!

E você também pode usar esse material para trabalhar com feltro, e pode ter certeza que vai facilitar muito no seu trabalho. hehe 

Mas existe algumas diferenças entre o nacional e o importado. Umas dessas diferenças é a cola do material.


Nacional: a cola desse material é mais áspera e quando você utiliza a função do termocolante no tecido ou mesmo no feltro, essa cola fica bem grudenta. Ele é ótimo para usar com tecidos, mas para o feltro não é muito indicado, pois essa cola atrapalha a costura e ele não cola direito no feltro. Pode até grudar na hora que você utiliza, mas aos poucos o termocolante vai descolando do feltro.  

Importado: o termocolante importado tem uma praticidade melhor para trabalhar com feltro.  A cola desse material é mais lisinha e transparente e quando você aplica no feltro ele cola na hora deixando o feltro com uma aparência plastificada. Quando utilizado a função de colagem no feltro ele não desgruda e não atrapalha a costura da peça. Se você utilizar para aplicar pequenos detalhes no seu trabalho não precisa nem costurar.

Fiz um pequeno passo a passo de como usar o termocolante e assim mostrando algumas diferenças do nacional e do importado. 


Na foto acima desenhei a florzinha no termocolante nacional e tive um pouco de dificuldade, pois a cola é áspera e isso atrapalhou na hora do desenho. Já no importado desenhei um coração e foi bem mais fácil, pois a cola é bem lisinha.  


Pegue o feltro que ira utilizar e na parte do avesso sobreponha o termocolante com a cola em contato com o feltro. Utilize o ferro a vapor na temperatura algodão e passe até colar no feltro. Na foto acima eu usei o importado com o feltro vermelho. Faça esse procedimento da mesma forma para o nacional. 



Depois de seguir os passos anteriores, você pode notar que a cola do importado derreteu, grudando no feltro. Já no nacional aparenta estar colado, mas com o passar do tempo à cola vai soltando do feltro. O feltro fica mais durinho facilitando na hora de cortar. 

Agora vamos ver realmente a diferença desses dois materiais. Apos cortar no risco do desenho, o feltro vai aparentar um adesivo (papel, cola, feltro). Para aplicar você terá que retirar o papel onde está o desenho e aplicar onde desejar com a ajuda do ferro novamente. 

Na foto abaixo você pode notar que após retirar o papel da florzinha que aplicamos o termocolante nacional tem uma espécie de papel fininho que é a cola. Essa cola tem uma aparência branquinha e bem grudenta, igual ao um adesivo. 



Aplicamos o termocolante importado no feltro vermelho com o mesmo procedimento e retiramos o papel onde fizemos o desenho e aparência da cola é muito diferente, com um aspecto lisinho e sem aquele grude do adesivo. O feltro fica plastificado e muito fácil de aplicar e costurar, sem contar que quando for aplicar no seu trabalho com o ferro novamente, essa cola ira derreter e grudar completamente no outro feltro sem soltar com o passar do tempo.



Apos retirar o papel que protege a cola da florzinha e coração, apliquei em feltro de cores diferentes e utilizei o ferro para fazer o procedimento de colagem, logo apos cortei o excesso de feltro e o resultado foi esse: 

Nacional: Apos aplicar o feltro verde não demorou muito para que ele se soltasse do termocolante. Esse é um dos motivos que se for aplicar feltro com feltro utilizando o nacional terá que fazer uma costura para segurar. 


Importado: Fiz a mesma aplicação no feltro azul e ele grudou completamente, mesmo que fizer força para tentar separar esse feltro não terá sucesso. 



Esse post foi mesmo para esclarecer a diferença desses dois materias. O termocolante nacional é mais barato e é ótimo para trabalhar com tecido, mas com o feltro ele deixa a desejar. Já o importado é um pouco mais caro, mas é muito bom para utilizar com tecido ou feltro. 

Espero que tenha gostado da dica e se tiver alguma duvida pode deixar aqui nos comentários que ficarei muito feliz em ajudar. 

Beijinhos e até a próxima. 


You Might Also Like

21 comentários

  1. Daniiii ta Boa flor?
    Eu sempre utilizer o termocolante importado, é como vc falou mesmo o nacional é bem ruim a única coisa Boa é o preço porém se queres um acabamento melhor o termocolante importado é show. O preço é mais salgadinho mais Vale a pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gui, estou bem e você? :)

      Você acredita que faz pouco tempo que uso o termocolante e já viciei, não vivo mais sem ele. rsrs
      E o importado bem mais caro, mas vale super a pena.

      Bjs

      Excluir
  2. muito boa a dica ,aqui na minha cidade comprei o nacional pois a dona da loja disse q era importado ,mas agora vendo na imagem o meu fica assim ,melado :(

    ResponderExcluir
  3. este "importado" não tem um nome ou marca específica???

    ResponderExcluir
  4. este "importado" não tem um nome ou marca específica???

    ResponderExcluir
  5. comprei ontem o importado, o nacional tenho aqui e realmente e como vc falou..aí ontem comprei na lojinha da Fernanda Lacerda o importado...e pelo que vi vai me ajudar bastante
    http://lojinhadallu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, com certeza o importado é o melhor para se trabalhar com feltro. :)

      Excluir
  6. comprei ontem o importado, o nacional tenho aqui e realmente e como vc falou..aí ontem comprei na lojinha da Fernanda Lacerda o importado...e pelo que vi vai me ajudar bastante
    http://lojinhadallu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Já testei e ,realmente , nada como o importado. Só tenho ainda dificuldade de usá-lo com feltro e tenho medo de queimar quando passo o ferro em cima, por isso sempre uso um papel toalha ou um ma malha para não queimar o feltro. Acho que é o meu ferro o problema, pois coloco na temperatura algodão e gruda no feltro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvia,
      Se o seu ferro for a vapor, vc pode utlilizar o ferro diretamente no feltro usando o vapor que não queima não. Mas se não tiver o vapor, é só utilizar um pedaço de tecido que vc não usa mais por cima do feltro e passar normalmente. ;)
      Espero ter ajudado.
      Beijo

      Excluir
  8. Querida você esclareceu minha dúvida!! Obrigada vale a pena investir um pouco mais no importado!!

    ResponderExcluir
  9. Oi meninas, boa noite!

    Por favor me ajudem. Eu só termocolante, mas não sei diferenciar no momento de comprar o nacional e o importado. Tem uso que uso tem tem o verso áspero e quando colo no tecido ele vai soltando... Me dá muita aporrinhação... Esse é o nacional?

    Obrigada

    Viviane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Viviane,

      Isso, esse que é mais áspero é o nacional. O importado é bem lisinho e não solta do tecido depois da aplicação. ;)

      bjs

      Excluir
  10. Olá Daniella,
    Se eu usar o termocolante em apliques de feltro em camisetas de malha corre o risco de sair com a lavagem?

    ResponderExcluir
  11. Oi...

    Termocolante seja nacional ou importado precisa fazer acabamento oi é opcional? Estou trabalhando com body infantil e gostaria de saber se é necessário acabamento, sou iniciante pra fazer essas coisas. Obrigada 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá :)
      Eu aconselho a fazer o acabamento sim, pois como é uma peça que pode ser lavada é importante que o aplique fique bem fixo. No meu caso, que uso para peças decorativas, faço o acabamento quando uso o termocolante nacional, pois ele solta com mais facilidade. :)
      Espero ter ajudado!! Beijos

      Excluir

Youtube

Facebook