PAP

PAP - Base da Guirlanda

11:44

Oi gente! tudo bem?

Recebo muitas mensagens com dúvidas em como deixar a base da guirlanda bem fofinha. Eu já testei varias formas de fazer a base e me adaptei melhor com essa maneira que vou ensinar aqui no blog. Já usei base de papelão, manta acrílica e hoje eu uso apenas a fibra siliconada para encher. 

A base que faço é toda costurada a mão com ponto caseado e o preenchimento é feito com a fibra. Mas cada pessoa tem uma forma de fazer. O importante é fazer a base com a técnica que melhor se adaptar. Bora lá fazer nossa base fofa? hehe



Materiais

- Feltros nas cores rosa e branco 
- Duas estampas de tecidos diferentes (mas você pode usar apenas um tecido se preferir)
- Linhas de meada nas cores dos tecidos
- Fibra Siliconada (muita fibra)
- Lápis 
- Caneta Mágica (se não tiver, pode usar a comum mesmo)
- Argolinha de acrílico
- Fio encerado 
- Tesoura 
- Papelão
- Compasso (ou pode usar algum objeto redondo do tamanho que você deseja a guirlanda)
- Tesoura para papel
- Régua (30cm ou 60cm)
- Termolina
- Agulha
- Pincel 
- Ferro 
- Alfinetes
- Cola quente

Fazendo o Molde da Base
Antes de iniciar a confecção da base, vou mostrar aqui como eu fiz o molde e como ele fica certinho. Pra isso eu usei o papelão paraná, mas você pode usar caixa de papelão comum ou folha de acetato. O objetivo é que o molde fique durável, já que quem trabalha com linha maternidade, esta sempre fazendo mais e mais peças. 
1°. Nesse pap a base será de 30cm, risque com o lápis no papelão a medida exata de 30cm, marcando os pontos do inicio e fim. Com a ajuda da régua marque o ponto central para ter o meio da reta. Em seguida com o auxilio do compasso, trace a círculo, como na foto abaixo. 
2°. Meça uma medida de 9cm do primeiro ponto. Em seguida repita o mesmo procedimento com o compasso, fazendo uma círculo menor. Com o desenho do molde pronto, é só recortar com uma tesoura de papel ou estilete. 

Base Guirlanda
1°. Com o molde pronto, vamos começar riscando os feltros. Risque a parte de cima do molde com a caneta mágica e em seguida coloque o molde espelhado e risque a parte de baixo. Repita esse passo no feltro rosa e branco. No caso dessa guirlanda, o feltro rosa será a parte de trás e o feltro branco vai dar suporte para o tecido. 
Importante: o feltro branco é utilizado para dar suporte para o tecido , facilitando a costura e para não ter interferir na cor do tecido. 
2°. Recorte com cuidado os feltros e posicione o feltro branco por cima do rosa. Se você fez os riscos com a caneta mágica, passe o ferro para apagar qualquer restinho de tinta que tenha ficado no feltro. E se você usou a caneta comum, fique atento na hora de recortar para retirar toda a marca de caneta. 
3°. Risque com o lápis os tecidos que serão utilizados na base, no caso dessa guirlanda usei o rosa e azul. Deixe 1cm a mais na parte de cima, conforme a segunda foto abaixo. Em seguida passe a termolina com cuidado somente em cima do risco. 
4°. Após a secagem dos tecidos, recorte e posicione em cima do feltro branco. Para acertar aquele 1cm que deixamos a mais no passo anterior, vamos posicionar o tecido mais claro na parte de baixo e no tecido mais escuro, dobre 1cm para dentro e faça o vinco com o ferro. 
5°. Faça o mesmo processo do outro lado, mas tenha cuidado, os dois lados tem que estar na mesma altura. Passe com o ferro para assentar o tecido na base de feltro branco. Coloque um alfinete para que os tecidos não saiam do lugar. Borde o ponto que preferir para fazer a união dos dois tecidos e feltro branco. Na foto abaixo, fiz duas linhas com a caneta mágica para o ponto não sair torto. Você pode usar um ponto decorativo da sua maquina de costura, se preferir.  
6°. Faça uma marcação com a caneta no centro da guirlanda, onde será fixado o cordão para pendurar a guirlanda. Nesse caso, usei o fio encerado com uma argolinha de acrílico, mas pode ser usado uma fita de cetim ou uma faixa de tecido. Cole com a cola quente para que esse cardão não se solte com o tempo. 
7°. Alfinete toda a base para iniciar a costura. Sempre comece a costura pela parte interna da base. Nessa costura, usei o ponto caseado com dois fios da linha de meada. Pode ser usada também alinha de pesponto ou a linha de costura. Note que troquei a cor da linha de acordo com o tecido. Assim o acabamento fica perfeito!! 
8°. Com a parte interna costurada, inicie a costura da parte externa. Eu comecei a costura um pouco abaixo da metade da guirlanda. Faça o ponto caseado da mesma maneira da parte interna. Comece preenchendo a peça conforme a costura for ficando pronta. Costura e enche, costura e enche. Eu usei a tesoura para empurrar a fibra, mas você pode usar a régua, pincel velho, palito de churrasco ou outro objeto que você tenha mais habilidade. 
 9°. É nessa hora que não podemos de jeito nenhum economizar fibra, pois é ela que irá dar formato da guirlanda, então quanto mais fibra melhor. Na hora de fechar a base, junte as duas partes e continue fazendo o caseado. Feche a base e está pronta a nossa guirlanda. Agora é só enfeitar! 
Não é uma peça difícil de fazer, mas dá trabalho por conta do enchimento. Se a peça não estiver bem preenchida, o acabamento não ficará legal. Então mesmo que você ache que já está bom de enchimento, sempre coloque mais um pouco. hehe 
 Quando eu comecei a fazer, demorava umas 4 horas para costurar e encher. Hoje em dia demoro em torno de 1 hora e 30 minutos mais ou menos para cortar, montar e costurar.   Espero que tenham gostado do post, tentei ao máximo deixar tudo bem detalhado para que vocês não tenham dúvidas. Mas caso tiverem, deixem aqui nos comentários, ok? 

Beijinhos e até a próxima! 


You Might Also Like

8 comentários

  1. Olá ... Obg pela dica
    Você não coloca papelão dentro para estruturar ? Nem manta entre o tecido e enchimento?

    ResponderExcluir
  2. Oi Josi, não uso nada, só enchimento mesmo. E o que ajuda a guirlanda ficar durinha são as duas partes de feltro :D

    ResponderExcluir
  3. Oi Dani...eu ameiiii... Mas a minha dúvida é a mesma das meninas acima. Sempre ouvi que tem q colocar alguma base por dentro....ou papelão ou manta.... Por medo do peso ela acabar arriando. Com vc nunca arriou? Mas eu amei o pap. Se vc faz assim irei tentar tbm...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana, obrigada! que bom que gostou!
      Eu colocava também papelão para sustentar a base, mas quando comecei a fazer dessa maneira achei bem mais fácil.
      Se você encher bem com a fibra, ela não vai mudar o formato. :) Comigo nunca aconteceu!

      Beijinhos

      Excluir
  4. Gostei da sua dica, porém, fico com receio de, ficar molenga, e outra não a aba encarecendo o valor da Guirlanda pelo fato de usar tanto enchimento (aqui pago 24,00 o kilo). Posso dar uma dica? Usa uma fita de gorgurāo de 2cm, da cor que combine, ao invés do cordão encerado, vai gostar. Bjo e boas vendas ;)

    ResponderExcluir
  5. Dani, amo seu trabalho! Quanto de peso de fibra vc usa mais ou menos pra encher a guirlanda?

    ResponderExcluir

Youtube

Facebook