Bordado - Principais materiais para começar a bordar #1

janeiro 28, 2019

O bordado é uma das técnicas do artesanato que me apaixonei, sou bordadeira a mais de dois anos e amo mesmo. Com a falta de tempo para bordar ultimamente, faço algumas peças para treinar e para presentear. 
Fiz uma enquete lá no insta e o pessoal ficou bastante interessado em aprender, então vou fazer uma série de posts sobre bordado, quais materiais, pontos principais, como passar o risco pro tecido entre outras dúvidas. 
Para começar, esse post será sobre quais materiais você precisa para iniciar no bordado. Vou dar dicas de quais linhas usar e bastidores, já que hoje em dia temos uma grande variedade materiais. 
O bordado é o trabalho com agulhas usado para decorar, realçar, embelezar e até mesmo reformar tecidos. Existem vários tipos de bordado como bordado livre, vazado, franzidos, bordados com contas, entre outros. Mas nesses posts eu vou manter o foco apenas no bordado livre. 


Bastidores
O bastidor é um material usado para esticar o tecido de base, mantendo reto o fio do tecido e os pontos regulares. Ele também pode ser usado como moldura depois que o bordado está pronto. Existem vários modelos:  bastidor com regulagem, bastidor sem regulagem, de plástico, madeira, entre outros. 
O bastidor com regulagem é indicado para bordados muito grandes. Eu gosto de usar um bastidor de 14cm ou 16cm. O bastidor com regulagem permite que você possa mudar a posição conforme for preenchendo o desenho sem danificar o tecido e o bordado que já esta pronto. Já o bastidor sem a regulagem é mais usado como moldura pra quando o bordado já estiver pronto. Hoje em dia temos muitas opções de bastidores coloridos que deixam o bordado mais lindo.
Linhas
As linhas mais usadas para bordado são feitas de algodão, mas existem outras linhas feitas de seda, lã, linho e materiais sintéticos. As mais comuns são as linhas de meada que são compostas por 6 fios. Também são usadas as linhas de novelo que possui um fio único e resistente. Existem também as linhas metálicas que são lindas, mas ao mesmo tempo muito difíceis de usar. Enfim, você vai escolher a linha que melhor se adapta ao seu trabalho. 
Agulhas
Existem vários tipos de agulhas, cada uma com uma finalidade. As mais usadas no bordado livre tem a ponta afiada e um buraco maior para passar fios grossos. São ideais para tecidos de trama simples. Aqui no ateliê eu uso duas numerações diferentes, a numero 7 e 8. Mas dependendo do bordado, se for um detalhe pequeno, uso aquelas agulhas bem fininhas que são mais usadas para bordado com pedraria. 
Tecidos
Os tecidos mais comuns para bordado livre são os de trama simples como algodão, seda e linho, que são de fácil manuseio. Por aqui já rolou bordado em algodão cru, tricoline e brim. 
Tesoura
Tesouras para bordado são aquelas pequenas com a ponta bem fina e que tem um corte preciso. Sabe a famosa tesoura de garcinha? Então, ela é ótima para cortar aqueles fios bem rentes no avesso e fazer acabamentos. Mas também tem as tesouras de costuras usadas para cortar o tecido no tamanho desejado. E lembre-se sempre, a regra de sempre ter uma tesoura para cada material ainda vale. 
Lápis, canetas ou carbono
Para riscar o tecido com sua ilustração ou ideia, você pode optar por qualquer um desses materiais. O lápis é uma ótima opção para quem tem facilidade de fazer o desenho livre e quase não aparece no tecido, ou seja, pode bordar em cima que não terá problemas como manchar a linha. 
Tem as canetas fantasminhas, aquelas que apagam com calor. Elas são ótimas e é legal ter em varias cores, assim você pode ir marcando o risco com as linhas que serão usadas. No fim do bordado é só passar o ferro com cuidado no avesso ou posicionar o ar do secador próximo ao risco e irá sumir. 
E o carbono de tecido também é uma opção muito boa para passar o risco para o tecido. Uso muito quando o risco tem muitos detalhes. 

Esses são os materiais necessários para começar a bordar. Você pode encontrar esses e outros materiais nas seguintes lojas: 
- Basti.Amor: www.bastiamor.com.br
- Bordado Studio: www.bordadostudio.com.br

No próximo post vou trazer um passo a passo de como transferir o risco para o tecido e dicas para riscos gratuitos para baixar. 
Espero que tenham gostado. Beijinhos e até a próxima. 






You Might Also Like

0 comentários

Youtube

Youtube