dicas

Trabalhando com Feltro - #1

janeiro 21, 2019

Oi gente, 
Há algum tempo fiz um post sobre o que você precisa para começar a trabalhar com artesanato em feltro e dei dicas de quais materiais comprar e onde comprar. 

Nesse post vou responder perguntas que muitas pessoas me mandam por e-mail e instagram sobre os pontos principais, como riscar, cortar e outras dicas. 


1. Como riscar o feltro?
Muitas pessoas que estão começando tem essa dúvida, mas o feltro é um material bem simples de trabalhar, pois não desfia igual ao tecido e nem mancha. Para riscar o ideal é usar uma caneta esferográfica comum ou caneta fantasminhas (que apagam com calor).
O feltro tem dois lados diferentes, um mais liso e o outro mais poroso. Cada artesã trabalha com o lado que melhor se adapta. Eu costumo riscar o feltro pelo lado mais poroso, que considero o avesso. Mas já vi artesãs usarem o lado mais liso como avesso. 
2. Recortar o risco no feltro? 
Para recortar, você vai precisar de uma tesoura bem afiada somente para feltro. Comece recortando sempre por dentro do risco, assim você já vai removendo a marca de caneta do seu molde. 
O legal é você ter uma tesoura para finalidades diferentes. Por exemplo: uma para papel, outra para feltro, outra para tecido e por aí vai. Isso vai garantir que sua tesoura dure mais tempo.
3. Quais pontos principais? 
Os pontos mais usados no artesanato em feltro é o ponto caseado, ponto palito e ponto atrás. 

Ponto Caseado: é o mais usado no trabalho em feltro, é com ele que fazemos a costura das peças. 
Ponto Palito: é usado muitas vezes para aplicação de detalhes nas peças. 
Ponto atrás: usado para bordar rostinhos e outros detalhes. 

No vídeo abaixo, eu ensino de forma rápida a riscar, cortar e a fazer o ponto caseado:

4. Enchendo a peça
Para ter uma peça bem acabada, alem de todo cuidado com os pontos e linhas, você deve deixar a peça bem cheia. Acredito que seja a parte mais importante, pois se a peça não estiver bem recheada, ela vai ficar cheia de rugas e murcha. Então, capriche nessa parte. A dica que eu sempre dou é: quanto mais cheia a peça, mais bonita ela vai ficar. O enchimento mais usado no trabalho em feltro é a fibra siliconada. 
5. Linhas
As linhas mais usadas aqui no ateliê são as linhas de meada e de costura, mas dependendo do trabalho eu uso as de pesponto também. As linhas de meadas são mais delicadas e são ótimas para costurar as peças com ponto caseado, como para bordar rostinhos e detalhes nas roupas. Elas não rendem tanto dependendo do trabalho, então se for para fazer uma peça que ficará em guirlandas ou algum boneco, elas são ótimas. Já para lembrancinhas eu indico a linha de costura, que é mais fininha, mas dura bastante e chega a ser mais barato do que a linha de meada. Alem de economizar, você ainda deixa suas peças pequenas mais delicadas. 
E por fim tem as linhas de pesponto que são mais grossas e que uso muito para peças maiores, como almofadas e base de guirlanda.
6. Para Colar
Uso três tipos de cola aqui no ateliê, a cola quente, cola de silicone e cola universal. 
A cola quente uso para colar absolutamente tudo, desde feltro com feltro, até detalhes como florzinhas, botões, perolas e aviamentos em geral. 
Já a cola de silicone uso para colar um detalhe antes de costurar, por exemplo: colar a roupinha no corpinho, para que na hora da costura a roupinha não saia do lugar. E uso para detalhes de aviamentos como lacinhos, apliques de florzinhas e detalhes menores. 
E a cola universal é ótima para colar botões, meia perolas e detalhes pequenos. A unica diferença é que ela não rende tento quanto a cola siliconada e é um pouco mais cara também. 
7. Papel Termocolante
O termocolante tem sido muito usado ultimamento no artesanato em feltro. Com ele você pode cortar aquelas peças pequenas que é quase impossível cortar apenas no feltro. Já fiz um post falando sobre os tipos de termocolante nacional e importado, para ler clique no link abaixo: 
Essas são essas as dúvidas que mais recebo no insta e e-mail. Caso você tenha outras dúvidas, deixe um comentário aqui em baixo, que vou procurar fazer mais posts sobre essas dicas para iniciantes. 

Beijinhos e até a próxima!

You Might Also Like

1 comentários

  1. Amei o post, e agradeço muito, bem completo e com informações muito claras, parabéns.

    ResponderExcluir

Youtube

Youtube