empreendedorismo criativo

Tudo sobre MEI - Micro Empreendedor Individual

fevereiro 18, 2019

Oi gente, tudo bem? 

Voltando com os posts aqui no blog, hoje vamos falar sobre o que é MEI, o que precisa  para se formalizar e quais as vantagens. 
Microempreendedor Individual (MEI) é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Essa é uma ótima oportunidade pra você que trabalha com artesanato e quer ter as vantagens como acesso à previdência social e maior possibilidade de conseguir crédito no mercado.

O que é necessário saber antes de se tornar um Micro Empreendedor Individual?

O MEI corresponde ao pequeno empresário que possui faturamento menor que o limite de R$81.000,00 por ano ou R$6,750,00 por mês. Se o MEI começar suas atividades depois do início do ano, o que passará a contar serão os rendimentos proporcionais aos meses restantes. 
O interessado não pode ter participação societária em outra empresa e nem receber beneficio previdenciário, como salário maternidade, aposentadoria por invalidez, auxílio doença. A formalização pode levar ao cancelamento do benefício. 

Vantagens, benefícios e direitos para MEI

  • Auxílio Doença, maternidade e aposentadoria
  • CNPJ para comprar no atacado em grandes lojas 
  • Facilidade de crédito (abrir conta jurídica em bancos, por exemplo)
  • Emitir nota fiscal para pessoa jurídica 
  • Contribuição mensal (DAS) com valor fixo. Uma vez por ano o valor é atualizado, quando o salário-mínimo for alterado.
Para se tornar MEI é simples e seu CNPJ, inscrição no INSS e Alvará Provisório de Funcionamento são emitidos de imediato. Para se formalizar acesse o Portal do Empreendedor para dar inicio a formalização. Os documentos necessários que você precisa ter em mãos são:
  • Número do CPF, título de eleitor ou o recibo da última declaração do imposto de renda, caso tenha declarado nos últimos dois anos. 
  • Número de celular ativo.
  • CEP de sua residência e do local onde exercerá sua atividade. 
É importante saber que todo o processo é gratuito e a unica taxa que o MEI irá pagar é a contribuição mensal que varia de acordo com o tipo de atividade (comercial, serviços ou industrial). 
Para mais informações ou dúvidas, acesse o Portal do Empreendedor ou o site do Sebrae, onde você encontra informações sobre o assunto e cursos gratuitos sobre empreendedorismo, controle financeiro entre outros. 

Portal do Empreendedor: http://www.portaldoempreendedor.gov.br
Espero que esse post tenha ajudado!
Beijinhos

You Might Also Like

3 comentários

  1. Oi Daniela,pra gente que trabalha com feltro com ficaria registrado junto ao mei , isso é, em que categoria eu tenho que me inscrever?
    Já entrei no site à um tempo atrás mas fiquei com dúvida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá :D
      Existe varias categorias para artesãos, você coloca a que mais se aproxima do seu trabalho. No caso de quem trabalha com tecidos tem a categoria "Artesão(ã) em outros materiais".
      Mas qualquer duvida você pode acessar o site do sebrae: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/artesao-pode-formalizar-atividade-como-mei,b4298b88ba73e410VgnVCM1000003b74010aRCRD

      Beijinhos

      Excluir
  2. Obrigada por dividir com a gente Dani, valeu pelas dicas ;) bjssssss

    ResponderExcluir

Youtube

Youtube